Sobre

A iniciativa «novo Bauhaus europeu» liga o Pacto Ecológico Europeu aos nossos espaços de vida. Convida todos os europeus a imaginarem e a construírem juntos um futuro que seja não só sustentável e inclusivo, mas também verdadeiramente belo, tanto para os nossos olhos como para a nossa mente e a nossa alma.

O novo Bauhaus europeu é um movimento criativo e interdisciplinar em desenvolvimento e no qual todos podem participar.

É uma plataforma de experimentação e criação de conexões, que promove a colaboração entre os pensadores e os empreendedores interessados em criar os nossos futuros modos de vida em conjunto.

É uma ponte entre o mundo da ciência e da tecnologia e o mundo da arte e da cultura.

É um convite para mudar de perspetiva e encarar os desafios ecológicos e digitais como oportunidades para transformar a nossa vida para melhor.

Trata-se de uma nova abordagem que visa encontrar soluções inovadoras para problemas societais complexos através da cocriação. A iniciativa visa influenciar o nosso modo de pensar, os nossos comportamentos e os mercados em torno de novas formas de viver e de construir, nomeadamente através dos contratos públicos.

O novo Bauhaus europeu visa:

Juntar cidadãos, especialistas, empresas e instituições e promover conversas sobre como tornar mais económicos e acessíveis os espaços de vida de amanhã.

Mobilizar designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas de disciplinas diferentes para reinventar um modo de vida sustentável, na Europa e não só.

Melhorar a qualidade da nossa experiência de vida, privilegiando os valores da simplicidade, da funcionalidade e da circularidade dos materiais, sem comprometer a necessidade de conforto e de atratividade no nosso quotidiano.

Dar apoio financeiro a ideias e produtos inovadores através de convites específicos à apresentação de propostas e de programas coordenados no âmbito do quadro financeiro plurianual.